Logo do repositório
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
    Contatos
    • English
    • Català
    • Čeština
    • Deutsch
    • Español
    • Français
    • Gàidhlig
    • Italiano
    • Latviešu
    • Magyar
    • Nederlands
    • Polski
    • Português
    • Português do Brasil
    • Suomi
    • Svenska
    • Türkçe
    • Tiếng Việt
    • Қазақ
    • বাংলা
    • हिंदी
    • Ελληνικά
    • Yкраї́нська
    • Entrar
      ou
      Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  1. Início
  2. Pesquisar por Palavra-chave

Navegando por Palavra-chave "Ciência"

Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Livro
    A Ciência como Legitimadora do Racismo
    (Editora MultiAtual, 2021) Nascimento, Camila do
    A discriminação das pessoas em razão da cor da pele, pelos não pretos, foi disseminada pela cultura ocidental, detentora das formas de poder, e foi sustentada em supostos princípios religiosos científicos, como a eugenia. Os brasileiros discriminam as pessoas pela raça; o antecedente mais marcante, por sua violência, é a escravatura. Nesta obra se faz uma recuperação histórica das origens do racismo, se desvela a inexistência de base científica do tratamento discriminatório; analisam-se as suas consequências para o conjunto da sociedade e, a modo de estudo de caso, se examina como o racismo se introduz nas escolas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Livro
    Ciência, Filosofia e… algo mais
    (Brazil Publishing, 2019) BORGHI, Giorgio
    Estamos mergulhados no mistério e o nosso conhecimento, enquanto conhecimento humano, jamais poderá prescindir desta dimensão da nossa existência. As páginas deste livro nos convidam a repensar o conhecimento como processo de interpretação de um “mistério” que é constitutivo da existência humana no mundo. Todo processo do conhecimento humano é a tentativa incessante de interpretar este mistério, que nunca poderá ser totalmente desvendado no horizonte da história, mas cuja busca interpretativa pode nos aproximar sempre mais da verdade humanamente possível.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de conclusão de curso
    Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Alfabetização Cientifica (AC): uma análise do currículo do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal do Acre Campus Xapuri
    (Instituto Federal do Acre - IFAC, 2025) Portugal, Maurílio Flores; Pinho, Uiara Mendes Ferraz de; Silva, Givaldo Souza da; http://lattes.cnpq.br/3832804016361092; http://lattes.cnpq.br/5442810270352832; http://lattes.cnpq.br/2318221138677203; Lopes, Ricardo Kind; 8890763700096933; http://lattes.cnpq.br/8890763700096933; Nunes, Sérgio Luiz Pereira; 3973785173119671; http://lattes.cnpq.br/3973785173119671
    Com o avanço do desenvolvimento científico e tecnológico diante do contexto atual de mudanças sociais e ambientais, o currículo para formação Inicial de Professores de ciências, apresenta inúmeros desafios, especialmente a necessidade de formar profissionais mais preparados para o exercício pleno da cidadania, para a participação em processos de tomadas de decisões e compreensão das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o que requer um novo posicionamento dos sujeitos. A Alfabetização Cientifica (AC) visa desenvolver a capacidade de interpretar, avaliar e tomar decisões com base em conhecimentos científicos, capacitando os alunos a agir de forma consciente frente a desafios contemporâneos, como sustentabilidade, ética e inovação tecnológica. A inclusão desses enfoques no currículo de ciências, especialmente na Química, promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para a participação democrática e para a resolução de problemas complexos, incentivando o exercício do ceticismo e a reflexão crítica. A educação CTS propõe uma abordagem interdisciplinar que relaciona o conhecimento científico com os contextos sociais, políticos e ambientais, permitindo que os estudantes compreendam o impacto da ciência na sociedade e na vida cotidiana. Desse modo, a presente pesquisa tem o objetivo de investigar como a educação CTS e Alfabetização Cientifica AC tem sido contemplado e incorporado no Currículo do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Acre, Campus- Xapuri, destacando sua importância para a formação de cidadãos críticos e participativos. O trabalho destaca a necessidade de um currículo que vá além da memorização de conteúdos, fomentando o de bate sobre temas controversos e a formação de um pensamento científico aliado a valores sociais e éticos. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo e caracteriza-se como documental, onde buscou-se, com a base teórica, compreender como está inserida a educação CTS e AC no Currículo do curso, a pesquisa documental aqui realizada tem como corpus de pesquisa o PPC do curso de Licenciatura em Química do IFAC, Campus Xapuri. Por fim, destaca-se a necessidade de reformular o currículo de Química com a inclusão dos fatores CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e AC (Alfabetização Científica) está enraizada nas transformações sociais e científicas contemporâneas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Capítulo de livro
    Evidências científicas atualizadas de métodos e sistemas do treinamento de força
    (Amazon, 2025-06-10) Meirelles, Caio Gabriel Cavagnolli Osório; https://orcid.org/0009-0005-7579-4460; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=CDA406F9C04E88318B6C4FCFDAF0B90C
    Descrever os métodos do treinamento de força, indicar sua eficiência ao apresentar os tipos de estímulos gerados ao sistema musculoesquelético e apontar quais os métodos mais eficientes. Métodos: Foram utilizados artigos científicos e livros em português e em inglês, encontrados nos sites de busca Google Acadêmico, Scielo e Pubmed. O material utilizado foi publicado entre os anos de 2001 a 2025. Foram desconsiderados da pesquisa deste estudo artigos científicos e livros nos demais idiomas. Tampouco monografias e trabalhos de conclusão de cursos de ensino superior e pós-graduação lato sensu. Resultados e discussão: Foram encontrados mais de 50 métodos de treinamento de força. São capazes de gerar estímulos diferenciados e benéficos ao sistema musculoesquelético, ao passo que promovem hipertrofia muscular, redução de gordura corporal, RML, condicionamento físico, força máxima e reabilitação de lesões musculares. Conclusão: A maioria dos métodos promove hipertrofia muscular e redução de gordura corporal. Contudo, vários métodos apresentam promoção à força máxima. Alguns primam pelo condicionamento físico e resistência muscular localizada. Apenas um método apresenta-se capaz de promover reabilitação de lesões musculares. Métodos relacionados à manipulação das variáveis ligadas à intensidade apresentaram-se superiores e mais eficientes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de Revista
    Metodologia(s) da pesquisa em educação profissional e tecnológica: Dilemas e provocações contemporâneas
    (Brazil Publishing, 2019) ROBERTO BRANCHER, Vantoir; DARLENE CANTERLE, Lisiane; CAMARGO MACHADO, Fernanda de
    Obra que compreende algumas questões sobre as pesquisas na modalidade de educação profissional e tecnológica. Os autores se debruçam sobre os saberes e fazeres da investigação científica, em suas nuances socioculturais e metodológicas, compartilhando experiências, desafios e inquietações envoltas nos estudos sistemáticos sobre a educação profissional e tecnológica no Brasil.
youtubefacebooktwitterlinkedin
  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

    SAUS Quadra 5 • Lote 6 Bloco H • Asa Sul • CEP: 70.070-912 - Brasília - DF