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- LivroA Ciência como Legitimadora do Racismo(Editora MultiAtual, 2021) Nascimento, Camila doA discriminação das pessoas em razão da cor da pele, pelos não pretos, foi disseminada pela cultura ocidental, detentora das formas de poder, e foi sustentada em supostos princípios religiosos científicos, como a eugenia. Os brasileiros discriminam as pessoas pela raça; o antecedente mais marcante, por sua violência, é a escravatura. Nesta obra se faz uma recuperação histórica das origens do racismo, se desvela a inexistência de base científica do tratamento discriminatório; analisam-se as suas consequências para o conjunto da sociedade e, a modo de estudo de caso, se examina como o racismo se introduz nas escolas.
- LivroCiência, Filosofia e… algo mais(Brazil Publishing, 2019) BORGHI, GiorgioEstamos mergulhados no mistério e o nosso conhecimento, enquanto conhecimento humano, jamais poderá prescindir desta dimensão da nossa existência. As páginas deste livro nos convidam a repensar o conhecimento como processo de interpretação de um “mistério” que é constitutivo da existência humana no mundo. Todo processo do conhecimento humano é a tentativa incessante de interpretar este mistério, que nunca poderá ser totalmente desvendado no horizonte da história, mas cuja busca interpretativa pode nos aproximar sempre mais da verdade humanamente possível.
- Trabalho de conclusão de cursoEducação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Alfabetização Cientifica (AC): uma análise do currículo do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal do Acre Campus Xapuri(Instituto Federal do Acre - IFAC, 2025) Portugal, Maurílio Flores; Pinho, Uiara Mendes Ferraz de; Silva, Givaldo Souza da; http://lattes.cnpq.br/3832804016361092; http://lattes.cnpq.br/5442810270352832; http://lattes.cnpq.br/2318221138677203; Lopes, Ricardo Kind; 8890763700096933; http://lattes.cnpq.br/8890763700096933; Nunes, Sérgio Luiz Pereira; 3973785173119671; http://lattes.cnpq.br/3973785173119671Com o avanço do desenvolvimento científico e tecnológico diante do contexto atual de mudanças sociais e ambientais, o currículo para formação Inicial de Professores de ciências, apresenta inúmeros desafios, especialmente a necessidade de formar profissionais mais preparados para o exercício pleno da cidadania, para a participação em processos de tomadas de decisões e compreensão das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o que requer um novo posicionamento dos sujeitos. A Alfabetização Cientifica (AC) visa desenvolver a capacidade de interpretar, avaliar e tomar decisões com base em conhecimentos científicos, capacitando os alunos a agir de forma consciente frente a desafios contemporâneos, como sustentabilidade, ética e inovação tecnológica. A inclusão desses enfoques no currículo de ciências, especialmente na Química, promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para a participação democrática e para a resolução de problemas complexos, incentivando o exercício do ceticismo e a reflexão crítica. A educação CTS propõe uma abordagem interdisciplinar que relaciona o conhecimento científico com os contextos sociais, políticos e ambientais, permitindo que os estudantes compreendam o impacto da ciência na sociedade e na vida cotidiana. Desse modo, a presente pesquisa tem o objetivo de investigar como a educação CTS e Alfabetização Cientifica AC tem sido contemplado e incorporado no Currículo do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Acre, Campus- Xapuri, destacando sua importância para a formação de cidadãos críticos e participativos. O trabalho destaca a necessidade de um currículo que vá além da memorização de conteúdos, fomentando o de bate sobre temas controversos e a formação de um pensamento científico aliado a valores sociais e éticos. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo e caracteriza-se como documental, onde buscou-se, com a base teórica, compreender como está inserida a educação CTS e AC no Currículo do curso, a pesquisa documental aqui realizada tem como corpus de pesquisa o PPC do curso de Licenciatura em Química do IFAC, Campus Xapuri. Por fim, destaca-se a necessidade de reformular o currículo de Química com a inclusão dos fatores CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e AC (Alfabetização Científica) está enraizada nas transformações sociais e científicas contemporâneas.
- Capítulo de livroEvidências científicas atualizadas de métodos e sistemas do treinamento de força(Amazon, 2025-06-10) Meirelles, Caio Gabriel Cavagnolli Osório; https://orcid.org/0009-0005-7579-4460; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=CDA406F9C04E88318B6C4FCFDAF0B90CDescrever os métodos do treinamento de força, indicar sua eficiência ao apresentar os tipos de estímulos gerados ao sistema musculoesquelético e apontar quais os métodos mais eficientes. Métodos: Foram utilizados artigos científicos e livros em português e em inglês, encontrados nos sites de busca Google Acadêmico, Scielo e Pubmed. O material utilizado foi publicado entre os anos de 2001 a 2025. Foram desconsiderados da pesquisa deste estudo artigos científicos e livros nos demais idiomas. Tampouco monografias e trabalhos de conclusão de cursos de ensino superior e pós-graduação lato sensu. Resultados e discussão: Foram encontrados mais de 50 métodos de treinamento de força. São capazes de gerar estímulos diferenciados e benéficos ao sistema musculoesquelético, ao passo que promovem hipertrofia muscular, redução de gordura corporal, RML, condicionamento físico, força máxima e reabilitação de lesões musculares. Conclusão: A maioria dos métodos promove hipertrofia muscular e redução de gordura corporal. Contudo, vários métodos apresentam promoção à força máxima. Alguns primam pelo condicionamento físico e resistência muscular localizada. Apenas um método apresenta-se capaz de promover reabilitação de lesões musculares. Métodos relacionados à manipulação das variáveis ligadas à intensidade apresentaram-se superiores e mais eficientes.
- Artigo de RevistaMetodologia(s) da pesquisa em educação profissional e tecnológica: Dilemas e provocações contemporâneas(Brazil Publishing, 2019) ROBERTO BRANCHER, Vantoir; DARLENE CANTERLE, Lisiane; CAMARGO MACHADO, Fernanda deObra que compreende algumas questões sobre as pesquisas na modalidade de educação profissional e tecnológica. Os autores se debruçam sobre os saberes e fazeres da investigação científica, em suas nuances socioculturais e metodológicas, compartilhando experiências, desafios e inquietações envoltas nos estudos sistemáticos sobre a educação profissional e tecnológica no Brasil.