Capítulo de livro

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    Biodiversidade e Conservação: um olhar ecológico sobre a Mata Atlântica
    (PlantaCiência, 2022) Silva, Phelipe Martins da; https://orcid.org/0000-0002-7770-2874; https://lattes.cnpq.br/9224063170644901
    O PlantaCiência é um projeto de divulgação científica e extensão universitária vinculado à Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenado pelo Prof. Leopoldo C. Baratto. O projeto possui canais nas mídias sociais, principalmente Instagram e Facebook (@plantaciencia), totalizando mais de 25 mil seguidores, onde são produzidos conteúdos a respeito do reino vegetal em diferentes formatos. Além do mais, o projeto possui um website (www.plantaciencia.com) com conteúdos para alunos, professores e interessados no mundo das plantas. Ao mesmo tempo, participamos e organizamos feiras de ciências em colégios estaduais do Rio de Janeiro, levando experimentos científicos simples, mostrando as etapas de transformação de uma planta em medicamento fitoterápico. Esta cartilha é um produto gerado dentro da Chamada SBPC vai à Escola 2021, promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para estimular ações científicas em escolas da rede pública de ensino. Os alunos do segundo ano do ensino médio (Turma Empreendedorismo 2001 (Integral)) do Colégio Estadual Cortume Carioca, em Guapimirim, RJ, coordenados pelo professor de Biologia Phelipe Martins da Silva, realizaram parte da pesquisa a respeito das espécies vegetais de interesse medicinal encontradas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO). As espécies incluídas nesta cartilha foram selecionadas a partir do levantamento florístico do parque presentes na Lista de espécies da flora registradas no Plano de Manejo do PARNASO. Além da cartilha, os alunos idealizaram e pesquisaram as informações que compuseram um jogo de cartas chamado Baralho dos Cientistas. A Feira de Ciências do Colégio Estadual Cortume Carioca foi realizada nos dias 07, 08 e 09 de junho de 2022 e contou com a presença do PlantaCiência realizando uma oficina prática no Laboratório de Ciências do colégio. No dia 18 de novembro, o projeto foi encerrado com a entrega de vidrarias, reagentes e materiais de laboratório para aprimorar o uso do espaço e possibilitar mais aulas práticas. A equipe do PlantaCiência agradece aos diretores e professores do Colégio Estadual Cortume Carioca pela acolhida do nosso projeto e especialmente aos alunos que participaram ativamente da feira de ciências e da elaboração dos materiais didáticos.
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    Evidências científicas atualizadas de métodos e sistemas do treinamento de força
    (Amazon, 2025-06-10) Meirelles, Caio Gabriel Cavagnolli Osório; https://orcid.org/0009-0005-7579-4460; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=CDA406F9C04E88318B6C4FCFDAF0B90C
    Descrever os métodos do treinamento de força, indicar sua eficiência ao apresentar os tipos de estímulos gerados ao sistema musculoesquelético e apontar quais os métodos mais eficientes. Métodos: Foram utilizados artigos científicos e livros em português e em inglês, encontrados nos sites de busca Google Acadêmico, Scielo e Pubmed. O material utilizado foi publicado entre os anos de 2001 a 2025. Foram desconsiderados da pesquisa deste estudo artigos científicos e livros nos demais idiomas. Tampouco monografias e trabalhos de conclusão de cursos de ensino superior e pós-graduação lato sensu. Resultados e discussão: Foram encontrados mais de 50 métodos de treinamento de força. São capazes de gerar estímulos diferenciados e benéficos ao sistema musculoesquelético, ao passo que promovem hipertrofia muscular, redução de gordura corporal, RML, condicionamento físico, força máxima e reabilitação de lesões musculares. Conclusão: A maioria dos métodos promove hipertrofia muscular e redução de gordura corporal. Contudo, vários métodos apresentam promoção à força máxima. Alguns primam pelo condicionamento físico e resistência muscular localizada. Apenas um método apresenta-se capaz de promover reabilitação de lesões musculares. Métodos relacionados à manipulação das variáveis ligadas à intensidade apresentaram-se superiores e mais eficientes.
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    Emergências psiquiátricas na fase infantojuvenil: uma revisão de literatura
    (Universidade Federal de Pernambuco, 2022) Castro, Magna da Silva de; Diniz, Samara Dantas de Medeiros; Galvão, Natallie Cecília dos Santos; Pontifícia, Ludmilla Rafaela Marinho da Silva; Portugal, Rafaela de Jesus; Souza, Francisco Lucas Leandro de; Souza, Zildenilson da Silva; Oliveira, Sirlene Aparecida de; Santos, William França dos; Andrade, Kevin da Costa; Oliveira, Gustavo de; Silva, Heloiza Talita adriano da
    Este capítulo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre emergências psiquiátricas em crianças e adolescentes, destacando o aumento significativo desses casos nos serviços de saúde. A fase infantojuvenil é marcada por intensas transformações físicas e emocionais, tornando os jovens mais vulneráveis a transtornos mentais, como depressão, ansiedade, transtornos obsessivos-compulsivos, psicóticos e tentativas de suicídio. A pesquisa foi realizada com base em artigos publicados entre 2016 e 2021, selecionados a partir de bases como BDENF, BVS, LILACS e SciELO. Dos 87 artigos inicialmente encontrados, apenas 4 atenderam aos critérios de inclusão. Os dados analisados revelam que fatores como desilusões amorosas, conflitos familiares, violência doméstica e sensação de impotência são gatilhos frequentes para as crises psiquiátricas. O estudo também aponta maior incidência desses transtornos no gênero feminino, relacionado a situações de violência emocional e física. Além disso, o trabalho evidencia o despreparo de muitos profissionais de saúde para lidar com emergências psiquiátricas, reforçando a necessidade de capacitações específicas e ações de promoção da saúde mental nas escolas. A conclusão enfatiza a importância de políticas públicas que garantam assistência psicológica gratuita e contínua, bem como a necessidade de novos estudos que acompanhem as transformações sociais e emocionais da juventude contemporânea.
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    Neoliberalismo e Educação no Amazonas: desafios na educação básica
    (Universidad de la Integración de las Américas - UNIDA, 2025) Oliveira, Omar Omar Alves de
    Este estudo analisa os impactos das políticas neoliberais na educação básica estadual do Amazonas entre 2014 e 2019, com foco nas consequências para os professores e a qualidade do ensino. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual por meio de uma abordagem metodológica mista, integrando métodos qualitativos e quantitativos. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário digital direcionado a professores do Ensino Fundamental II. Os resultados revelam que as medidas de austeridade fiscal, como a contenção de investimentos e a interrupção de reajustes salariais, comprometeram a infraestrutura escolar, limitaram a formação continuada e dificultaram a adoção de inovações pedagógicas. Esse cenário resultou na desvalorização da profissão docente e na desmotivação dos professores, afetando diretamente a qualidade do ensino. A comparação da evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre os períodos de 2009-2013 e 2015-2019 evidencia essa estagnação: enquanto o IDEB apresentou crescimento expressivo antes das políticas de austeridade, o avanço entre 2015 e 2019 foi significativamente reduzido. A pesquisa conclui que é necessário reavaliar as políticas educacionais, priorizando a valorização dos professores, a democratização da gestão escolar e o investimento em estratégias que promovam a qualidade do ensino.
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    O Porto de Santos como elemento audiovisual no documentário brasileiro: algumas representações
    (Universidade Anhembi Morumbi, 2022) Corrêa, Paulo Vitor Luz
    O desenvolvimento da cidade de Santos atrela-se historicamente ao desenvolvimento do seu porto, estabelecendo-se como uma estrutura de fluxo econômico, social e cultural. Ao longo do século XX, já com a presença dos aparatos audiovisuais, Santos e seu porto passam a ser retratados na esfera da imagem em movimento. O objetivo deste texto é analisar como o porto santista situou-se no cenário documentário brasileiro através de três obras: Companhia Docas de Santos (diretor desconhecido, 1926-1929), O Porto de Santos (Aloysio Raulino, 1978) e Nau Insensata (Cristiano Sidoti, 2018). Espera-se perceber e apontar como o porto é apresentado na imagem e no áudio, como o porto aparece na narrativa e como essas obras se situam no documentário brasileiro, tentando assim perceber e apontar semelhanças e diferenças técnicas/conceituais de cinematografia entre os filmes, a partir do porto como elemento fílmico.
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    Human rights: religious freedom and the anti-racist fight in the Latin American Black Diaspora
    (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2023) Pereira de Araújo, Alex
    This chapter is devoted to the discussion of religious freedom and the anti-racist fight in the Black Diaspora in Latin America, considering the historical processes that involve such discussion, including legal apparatus such as Human Rights and local legislation. Therefore, as a starting point, we take the historical conditions of the emergence of Candomblé in Brazil, that are linked to the trafficking of enslaved African peoples and their resistance to keep alive in their memories, their religious beliefs and their worldviews. Wherefore, it is a discussion in which religious freedom is not dissociated from the anti-racist struggle in the case of Brazil, where, in the 20th century, the myth of racial democracy is produced in the light of studies carried out by Gilberto Freyre in the midst of the 1922 post-week modernist movement.
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    Discurso político polarizado e seus efeitos nos modos de subjetivação dos jovens no Brasil
    (Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, 2022) Fernandes, Diêgo; Kind, Luciana
    Nosso objetivo neste trabalho foi suscitar a discussão sobre os efeitos do discurso político polarizado nas subjetividades da população brasileira, sobretudo dos jovens. Para tanto, partimos de um ensaio teórico, recorrendo centralmente aos conceitos de relações de poder, modos de subjetivação e discurso do filósofo Michel Foucault. Inicialmente realizamos uma revisão narrativa dos trabalhos de alguns autores que partem de reportagens veiculadas na mídia de massa e pesquisas de opinião como material empírico de suas análises políticas, apontando com isso, a animosidade social que passa a existir a partir do ano de 2013. No segundo momento, discutimos sobre o que essa conjuntura política tem produzido nos modos de subjetivação da população jovem, onde foi articulado a ideia de relações de poder e a concepção aqui proposta de modos subjetivação polarizada. Por fim, indicamos como é reproduzida essa subjetivação própria desse momento histórico e o papel das mídias sociais digitais na propagação desse discurso.
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    O discurso neoliberal e as fake news, uma questão do outro(?): uma leitura psicanalítica sobre o (des)laço social contemporâneo
    (Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, 2024) Câmara, Maria; Fernandes, Diêgo
    Em 2016, o Dicionário Oxford nomeou a “pós-verdade” como a palavra do ano. De lá para cá, o panorama político e social foi marcado por esta conjuntura da pós-verdade, onde a crença objetiva e racional perde peso diante apelo político e ideológico. Em meio a esse cenário, as falsas notícias (fake news) se difundem. Mecanismos estes utilizados nas eleições de líderes extremistas neoliberais, como no caso do Estados Unidos 2016 e do Brasil 2018. A ascensão do neoliberalismo, na escolha de líderes da extrema direita, vem sendo associada a manipulação midiática da opinião pública através das práticas de fake news. A ampliação das fake news, marca a era da pós-verdade, onde as verdades universais são abandonadas. Isto corresponde, na psicanálise, ao que Lacan (1968-69/2008) menciona no aforisma “evaporação do pai”, ou seja, o declínio do grande Outro, que resulta na decadência da transmissão da Verdade e revela a segregação como marca. O grande Outro, enquanto função, produz uma mudança social da ordem simbólica. Para Lacan (1968-69/2008), ao contrário que se pensa que a comunicação da nossa civilização homogeneiza as relações, o que caracteriza nosso século é a segregação ramificada, que produz uma multiplicação de barreiras sociais. Lacan (1969/1970/1972) localiza o desaparecimento desse Outro a partir da ascensão e predomínio do discurso capitalista na sociedade atual. É através da noção dos discursos que Lacan (1969/1970/1972) irá abordar como que este, o discurso capitalista, não fornece uma função propriamente de discurso que é a do laço social. Partindo-se do discurso capitalista apresentado por Lacan, iremos introduzir a ideia da vigência deste em seu estado mais avançado, ou seja, na forma do discurso neoliberal. Discurso este comandado pela lógica de mercado e que produz no sujeito, uma forma de erradicação da alteridade, um individualismo, uma retroalimentação das verdades “próprias” de cada um e de seu ensimesmamento. Diante deste cenário, questionamos: De que maneira as noções do discurso capitalista e do Outro em Lacan podem contribuir para a compreensão dos efeitos que o neoliberalismo entrelaçado às campanhas de fake news tem tido sobre os sujeitos no Brasil contemporâneo?
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    Candomblé e direitos humanos na linha de frente das lutas do Obá de Xangô da Bahia
    (Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 2022) Araújo, Alex Pereira de
    A militância política de Jorge Amado no Partido Comunista é um capítulo à parte na história do comunismo no Brasil, que completou 100 anos no dia 25 de março. Ela também é algo marcante em sua obra, a ponto da crítica literária brasileira, de tradição uspiana, considerá-la uma forma de panfleto partidário da nossa esquerda. Nesta exposição, pretende-se realizar uma breve discussão acerca de suas lutas políticas, das quais se destacam as questões religiosa e racial, que levaram Jorge Amado a criar um projeto de lei, no período que exerceu o mandato de deputado constituinte pelo PCB, em 1946, assegurando a liberdade religiosa no Brasil. Aqui, também se destaca a sua amizade com o povo de candomblé que lhe honrou com títulos, como o de Obá de Xangô e Ogã de Iansã; além da forma como a crítica o rotulava de regionalista e escritor panfletário. Contudo, esta é uma forma de homenagear tanto o mais famoso dos doze Obás de Xangô da Bahia, quanto o Partidão, nesse seu centenário. Em termos metodológicos, trata-se de uma leitura ensaística foucaultiana sobre esses fatos e acontecimentos que marcaram duplamente a vida de Jorge Amado e do Comunismo no Brasil, já que lançamos mão de uma parte da maquinaria teórica do militante comunista do PCF (Partido Comunista Francês), Michel Foucault, como vontade de verdade, comentário, discurso, autoria, obra, descontinuidade (na continuidade) e dispersão.
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    QECR e o Ensino de Portuês Língua estranfeira: autonomia e alteridade
    (Universidade Estadual de Santa Cruz, 2012) Araújo, Alex Pererira de
    O presente trabalho busca refletir, no sentido derridiano, sobre o ensino do Português Língua Estrangeira (PLE) à luz do Quadro Europeu Comum de Referência para a aprendizagem, ensino e avaliação de línguas (QECR). Tal documento, juntamente com o Portfólio Europeu das Línguas, se apresenta como um instrumento essencialmente linguístico para a harmonização do ensino de línguas vivas europeias e com uma perspectiva intercultural. Dessa forma, o QECR advoga que o ensino de língua deve promover o desenvolvimento do aprendiz, da sua identidade em resposta à experiência enriquecedora da diferença na língua e na cultura. Exige-se do aluno muito mais do que simplesmente imitar ou memorizar. O QECR busca descrever exaustivamente aquilo que o aprendiz de uma língua, no nosso caso o PLE, tem que aprender para ser capaz de comunicar, interagir e quais os conhecimentos e habilidades ele tem de desenvolver para serem eficazes na sua atuação. A descrição abrange também o contexto cultural dessa língua. Sendo assim, o QECR é mais uma alternativa para aqueles que trabalham com o português na modalidade de língua 2 (PLE) no sentido da compreensão das alteridades, da cidadania e da democracia num mundo sem fronteiras em que “Navegar é preciso”, i.e., interagir, dialogar.
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    Utopias e heterotopias no interior e nas fronteiras do discurso-corpo no cinema francês de horror contemporâneo
    (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2014) Araújo, Alex Pereira de
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    O lugar da memória e da História na arqueogenealogia foucaultiana
    (Universidade do Estado da Bahia, 2018) Araújo, Alex Pereira de
    Este estudo tem como objetivo principal discutir qual o lugar da memória nas pesquisas históricas empreendidas pelo filósofo francês Michel Foucault, o qual foi responsável pelo desenvolvimento de duas frentes metodológicas de trabalho: a arqueologia do saber e a genealogia do poder, conhecidas hoje como arqueogenealogia foucaultiana. Ao longo de mais de 30 anos dedicados a estas pesquisas, Michel Foucault ganhou projeção nacional e internacional pela sua inquietante forma de aliar a militância política com o trabalho acadêmico, demonstrando, com isso, qual era o papel do intelectual frente aos desafios e demandas no mundo do pós-guerra. Recebeu a maior honraria no mundo da intelectualidade francesa ao ser eleito professor do célebre Collège de France, assumindo, por mais de uma década, a cátedra história dos sistemas de pensamentos. Em uma de suas últimas entrevistas, declarou que todos os seus gestos tinham como principal objetivo: criar a história como os seres humanos se tornam sujeitos em nossa cultura. Esta declaração deixa evidente qual o lugar que a história ocupa em sua obra, mas qual seria o lugar da memória nesses seus empreendimentos? Por que a história aparece em seu trabalho como lugar privilegiado enquanto a memória tem um lugar de coadjuvante? São estas as reflexões iniciais que buscamos realizar neste nosso trabalho.
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    Constituição, democracia e direitos fundamentais: reflexões interdisciplinares e emergentes
    (Grupo de Estudos e Pesquisa Constituição, Democracia e Direitos Fundamentais, 2022) Souza, Gustavo de Assis; Timóteo, William; Menezes, Arthur Sousa Borges de
    O problema central da pesquisa gira em torno da seguinte questão: quais os impactos sociojurídicos da rápida disseminação das deepfakes e as formas de enfrentamento por múltiplos atores no Brasil? Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a fim de compreender o surgimento e as aplicações dessa inteligência artificial (IA), bem como analisar o grau da discussão da temática na literatura e no âmbito do legislativo. Além disso, foram analisados os potenciais danos ocasionados à jurisdição.
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    Transtorno do Espectro Autista: Direitos Fundamentais
    (Universidade Federal da Grande Dourados, 2023) Olinda, Antonia Gomes de; Lazzari, Daniel da Silva Costa; et al.
    A obra apresenta evidências sobre os direitos fundamentais sobre o Transtorno do Espectro Autista, uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento do cérebro, afetando principalmente a comunicação social, a interação social e o comportamento. É uma condição que se manifesta de maneira variada em diferentes pessoas, e é considerada um espectro porque engloba uma ampla gama de sintomas e níveis de gravidade. Embora não haja cura para o TEA, intervenções e terapias podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo. Alguns tratamentos comuns incluem terapia comportamental, terapia ocupacional, fonoaudiologia e educação especializada. O apoio e a compreensão da família, amigos, pais e da comunidade também desempenham um papel crucial no suporte às pessoas com TEA. É importante ressaltar que cada pessoa com TEA é única, e suas necessidades e habilidades variam. O objetivo principal é fornecer o suporte necessário para ajudar as pessoas com TEA a desenvolver todo o seu potencial e viver uma vida plena e inclusiva.
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    O impacto do microcrédito sobre o empreendedorismo feminino no período pandêmico
    (Universidade Federal do Ceará, 2022) Reis, Maria Vanessa Silva dos; Jesus, Francisdalva Rosa de; Campos, Robério Telmo
    A presença da mulher no mercado de trabalho brasileiro, bem como sua participação no empreendedorismo, é bastante notória e demanda uma melhor compreensão das questões enfrentadas por elas na trajetória empreendedora. As políticas de microcrédito tornaram-se a ferramenta impulsionadora para o desenvolvimento do setor socioeconômico e produtivo, incluindo, em sua maioria, as mulheres no contexto das atividades microempreendedoras. Neste estudo, realizado com microempreendedoras clientes do Programa Crediamigo, na Mesorregião do Alto Parnaíba Piauiense, aborda-se a questão de como se apresenta a participação feminina, frente as ações do Microcrédito, em período de pandemia. O presente trabalho possui abordagens quantitativa e qualitativa, denominada abordagem mista quanto a seu delineamento, envolvendo assim, uma combinação de abordagens. Desta forma, utiliza-se como método de análise a clusterização (obtida por meio do software R versão 4. 1. 2). Os resultados obtidos denotam que o crédito do Programa Crediamigo trouxe benefícios para a maioria das microempreendedoras solicitantes, pois obtiveram o retorno do dinheiro investido, mesmo diante de adaptações frente ao período pandêmico.
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    Determinantes da educação financeira: uma análise da influência entre as variáveis socioeconômicas e as dimensões financeiras no território do maciço de Baturité – Ceará
    (Universidade Federal do Ceará, 2022) Reis, Maria Vanessa Silva dos; Campos, Robério Telmo
    A lacuna comportamental ainda existente, definida como a falta de Educação Financeira, ocasiona um quadro caótico, tanto no meio urbano quanto no rural, sendo, neste último, de forma mais impactante, considerando que a desigualdade ainda é perceptível, principalmente, no aspecto socioeconômico. As pessoas do meio rural, em sua maioria, dependem de remunerações oriundas da agricultura familiar e de pequenos negócios, que contribuem para o aumento da renda nacional, mas os indivíduos tomados como foco deste estudo, classificam-se no grupo dos mais pobres do Brasil. Assim, tem-se por objetivos efetuar a análise descritiva dos residentes e avaliar e compreender o comportamento financeiro desses indivíduos que vivem na área rural, objeto do estudo, assim como suas atitudes nas tomadas de decisões que podem implicar em consequências positivas (ou não). Os dados e informações são provenientes de estudo de caso aplicado no território rural do Maciço de Baturité, no Estado do Ceará. O método de análise utilizado foi o de clusterização (agrupamento), aplicando-se o software IBM SPSS Statistics 20. Conclui-se que o território rural analisado apresenta baixo nível de Educação Financeira. Além disso, verifica-se a ocorrência de impactos significativos na relação entre a variável socioeconômica selecionada (sexo) e a educação financeira.
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    Territórios Criativos e a revitalização do Porto do Rio de Janeiro
    (Universidade Veiga de Almeida, 2020) Amato, Leonardo; Zunino, Vera
    A criatividade e a cultura ganham importância econômica e estratégica para territórios que exploram a indústria criativa. As cidades criativas precisam estimular, através de ações urbanas e sociais, a produção do capital humano para a geração de renda. A cidade do Rio de Janeiro, por meio da revitalização de sua zona portuária, é um exemplo de território criativo.
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    Discalculia: como utilizar a ludicidade a favor do professor e do aluno
    (Universidad de Flores, 2021) Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira
    O ser humano, desde muito cedo, elabora suas primeiras noções matemáticas que podem ser melhor observadas pelos professores em sala de aula. A matemática é composta por quatro eixos: tratamento de informações, números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma. Segundo os RCN’s (Referencial Curricular Nacional), que compreendem a Educação Infantil (BRASIL, 1998) e o 1º do Ensino Fundamental, são trabalhados apenas os três últimos. A primeira, tratamento de informações, é inserida somente a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme os PCN’s. Durante a Educação Infantil, é possível averiguar se o aluno possui alguma anormalidade presente nas avaliações contínuas feitas pelos professores em um ou mais destes eixos, de modo a detectar previamente algum distúrbio de aprendizagem. Obviamente, o estudo profundo de cada caso deve ser feito por um psicopedagogo. A discalculia é um desses distúrbios que representa entre 3% a 6% das crianças que estão em idade escolar. Por isso, os docentes e responsáveis devem atentar-se aos sinais emitidos pelas crianças.
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    A influência da psicologia na aprendizagem digital: Adequando os formatos de comunicação
    (Universidad de Flores, 2021) Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira
    A popularização do ensino online ocasionou o aumento das discussões acerca das principais ferramentas utilizadas em sua realização. Além disso, a pandemia alavancou a produção de materiais didáticos, seja para as aulas à distância ou do ensino remoto. No entanto, a maior parte dos docentes não estavam preparados e acostumados a elas. Sendo assim, apresenta-se neste artigo algumas definições relacionadas aos principais atores da educação nesse momento, a comunicação e a tecnologia, sob uma perspectiva da psicologia. Este tema foi escolhido como ponto focal, pois a psicologia faz parte de muitos campos de pesquisa, dentre eles a educação e a comunicação. A psicologia cognitiva, um dos ramos da psicologia como área de conhecimento, é responsável pelo estudo das bases do conhecimento e surgiu na metade do século XX. Porém, com o advento das tecnologias e o boom gerado no processo de comunicação, os psicólogos puderam obter outras e mais usuais analogias para seus estudos. Podemos citar, entre elas, o surgimento de outras teorias sobre os processos psicológicos da atenção, percepção, motivação, memória e esquecimento, linguagem e aquisição de linguagem, resolução de problemas e tomada de decisão.
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    Reações pessoais frente às novas configurações de cidade: (Sobre)Viver na pandemia
    (Instituto Quero Saber, 2020) Lara, Marina Garcia; Pacini, Aloir
    O presente artigo tem como objetivo suscitar reflexões sobre a consciência coletiva em tempos de pandemia embasados em Rousseau (1973), Mauss (2003), Park (1967) e Hannerz (2005). Analisamos as novas configurações de cidade e a reação das pessoas frente às decisões de retomada da mobilidade, depois de períodos mais intensos de reclusão em casa. Através de pesquisas bibliográficas que trazem conceitos que dialogam com o momento presente e de questionário semiestruturado, jovens estudantes relatam suas experiências. Percebemos que há uma percepção de si diferenciada enquanto pessoas contextualizadas nesse momento da história da humanidade. A chamada consciência coletiva (Durkheim, 1995), trouxe novos elementos de compreensão da realidade para superar os individualismos passados em vista de compromissos sociais com uma vida de mais equilíbrio com todos os outros seres que habitam o planeta terra, e que fazem de todos os envolvidos, cidadãos cada vez mais plenos porque se apresentam com noções mais claras do que é o bem comum.